http://capixabawebesfm.website.radio.br

domingo, 8 de setembro de 2019

NOSSA HISTÓRIA ES

                                       ANIVERSÁRIO DE VITÓRIA ES BRASIL

O aniversário de Vitória, capital do Espírito Santo, é comemorado em 8 de setembro.
A cidade de Vitória é uma das três capitais brasileiras localizadas numa ilha, juntamente com São Luís (MA) e Florianópolis (SC).
A Ilha (na verdade, um arquipélago) era chamada de ilha do Mel e recebe hoje os apelidos de "Vix", "Cidade Sol", "Cidade Ilha".
Nos últimos anos, Vitória tem se destacado pelos ótimos índices de qualidade de vida que a situam como uma das melhores capitais brasileiras para se viver. Com quase 400 mil habitantes, espalhados numa área de 98,19 km que têm o privilégio de desfrutar as vistas da Baía de Vitória onde está localizada.
Vitória
A região foi oficialmente ocupada em 23 de maio de 1535, no sopé do morro da Penha. No entanto, devido aos constantes ataques dos indígenas que defendiam sua terra, tanto como de franceses e holandeses que tentavam ocupá-la, os portugueses se mudam para uma ilha.
Assim, depois de vencerem uma dura batalha contra a tribo dos Goitacazes, refundaram a cidade e a batizaram de ilha de Vitória, marcando sua fundação no dia 8 de setembro de 1551, festa da natividade de Nossa Senhora.
Durante o período colonial, a cidade ganhou fortes, como o de são João, fundamentais para repelir os ataques vindos do litoral. Tal qual outras capitais como Salvador, as residências em Vitória foram edificadas no alto de morros e as fortificações em baixo.
Somente no século XIX, com o café, a cidade conheceria crescimento econômico. Posteriormente, a capital do estado do Espírito Santo se veria enriquecida, em 1940, com a construção do porto que escoaria a produção de minério explorado em Minas Gerais.

Festa do Aniversário de Vitória

As comemorações pelo aniversário da cidade acontecem em diversos pontos e vão de eventos como apresentações musicais, eventos esportivos e encontros gastronômicos.
A festa começa cedo com música no parque do Moscoso, com direito ao “parabéns pra você”. Já quem vai a ilha das Caeiras pode aproveitar e degustar os pratos servidos no Festival da Torta Capixaba e Frutos do Mar.
Para os esportistas, acontece a "Volta da Ilha", que consiste em 30 km que os canoístas devem superar dentro da Competição Nacional de Canoagem.

Curiosidade

Assim, como os habitantes do Rio de Janeiro são conhecidos por um gentílico de origem indígena, carioca, os nascidos em Vitória são os capixabas, que significava "roça de cultivo".

Sem comentários:

Enviar um comentário